sábado, 18 de agosto de 2012

O Realismo

Em que consiste o Realismo
Em primeiro lugar, é importante distinguir os termos Realismo e Romantismo, nos dois sentidos que possuem  em literatura.
Em sentido amplo, podemos considerar o Romantismo (ênfase na fantasia) e o Realismo (ênfase no mundo real).
O Romantismo é caracterizado fundamentalmente pela idéia de liberdade, entendida no sentido de libertação da subjetividade, dos sentimentos, da imaginação criadora e da fantasia. O Realismo baseia-se nas idéias de racionalidade, objetividade e impassibilidade, propondo retratar fielmente a vida contemporânea (a sociedade burguesa e seus valores) para desnudá-la, criticá-la e transformá-la.

O primo Basílio





Fragmento 1
Havia doze dias que Jorge tinha partido e, apesar do calor e da poeira, Luísa vestia-se para ir à casa de Leopoldina. Se Jorge soubesse não havia de gostar não. Mas estava tão farta de estar só! Aborrecia-se tanto! De manhã ainda tinha os arranjos a costura, a toalete, algum romance... Mas de tarde!

À hora em que Jorge costumava voltar do ministério, a solidão parecia alargar-se em torno dela. Fazia-lhe tanta falta o seu toque de campainha, os seus passos no corredor!...
Ao crepúsculo, ao ver cair o dia, entristecia-se sem razão, caía numa vaga sentimentalidade; sentava-se ao piano, e os fados tristes, as cavatinas apaixonadas gemiam instintivamente no teclado, sob os seus dedos preguiçosos, no movimento abandonado dos seus braços moles. O que pensava em tolices então! (cap.III)

Fragmento 2
Servia, havia vinte anos. Como ela dizia, mudava de amos, mas não mudava de sorte. Vinte anos a dormir em cacifos, a levantar-se de madrugada, a comer os restos, a vestir trapos velhos, a sofrer os repelões das crianças e as más palavras das senhoras, a fazer despejos, a ir para o hospital quando vinha a doença, a esfalfar-se quando voltava a saúde!... 
As antipatias que a cercavam faziam-na assanhada, como um círculo de espingardas enraivece um lobo. Fez-se má; beliscava crianças até lhes enodoar a pele; e se lhe ralhavam, a sua cólera rompia em rajadas. Começou a ser despedida. Num só ano esteve em três casas. Saía com escândalo, aos gritos, atirando as portas, deixando as amas todas pálidas, todas nervosas...
A necessidade de se constranger trouxe-lhe o hábito de odiar; odiou sobretudo as patroas, com um ódio irracional e pueril. (cap.III)

Os fragmentos de O primo Basílio evidenciam os contrastes entre a visão romântica e a visão realista da vida. Para os românticos, a solidão, o devaneio, o tédio, a melancolia eram reações de homens originais, complexos, e profundos...Para os realistas, o escapismo é a manifestação dos temperamentos frouxos e das vidas desocupadas. O que para os primeiros são virtudes da alma, para os segundos são deformações de caráter.
No Realismo, o comportamento humano é determinado pelos fatores sociais. A inutilidade da vida burguesa criou uma Luísa vazia, enfastiada e tola. A condição servil, a falta de perspectivas, o excesso de trabalho criaram em Juliana um ser revoltado, odioso e irracional.
Novas palavras: português, volume único: livro do professor/ Emília Amaral...[et al.].-São Paulo:FTD, 2003.




Nenhum comentário:

Postar um comentário